@studentsONquarantine – Stress, Coping, Bem-estar Psicológico e Esperança em Estudantes de Enfermagem durante a Quarentena pela Covid-19

1. Ponto de partida

A atual pandemia pela Covid19 obrigou a adoção de um conjunto de medidas para preservação da vida.  As quarentenas obrigaram à restrição de contactos sociais e ao confinamento em casa.  Face a esta situação, os estudantes do ensino superior passaram a usufruir de estratégias de ensino à distância.  Ou seja, à semelhança dos outros cidadãos, foram “forçados” a ajustar-se a este contexto de crise.

2.  O que pretendemos

Neste contexto, o presente estudo visa avaliar as consequências da quarentena obrigatória, decorrente da Covid19 e da mudança para o ensino à distância em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, de Portugal e Espanha. Será avaliado o impacto desta situação no nível de Stress percecionado, tipo de Coping adotado, nível Bem-estar Psicológico e Esperança.

3. Quem está envolvido

Este projeto conta com quatro instituições parceiras: Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny (Coordenação do estudo); Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde – Pólo Lisboa; Escola Superior de Saúde de Santa Maria e Universidad Católica de Valencia. Teremos ainda três instituições colaboradoras: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora.

4. O que faremos

Será um estudo multicêntrico, do tipo transversal, descritivo-correlacional com uma amostra estimada de 900 estudantes de cada país, pertencentes às instituições participantes no estudo. Os dados serão colhidos através de um questionário online.

5. O que gostaríamos de fazer mais

Com este estudo pretende-se conhecer a realidade vivenciada pelos estudantes em confinamento, por forma a que numa segunda-fase se possa testar a eficácia de um programa de relaxamento on-line na promoção do bem-estar e da saúde mental.

Ligações Relevantes

Palavras-chave

Saúde Mental, Estudantes, Ensino Superior, Enfermagem

Utilizadores Associados

Localização

Madeira, Açores, Lisboa, Porto, Leiria, Évora e Valência.

Entidades

Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny (coordenação da investigação), Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Pólo Lisboa (parceiro), Escola Superior de Saúde de Santa Maria (parceiro), Universidad Católica de Valencia, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (colaborador), Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores (colaborador), Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora (colaborador).

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. ESSSM é parceira num estudo que avalia o impacto da quarentena em estudantes de licenciatura em enfermagem - ESSSM - […] Pode consultar todas as informações aqui: https://www.science4covid19.pt/studentesonquarentine-stress-coping-bem-estar-psicologico-e-esperanca…https://www.science4covid19.pt/studentesonquarentine-stress-coping-bem-estar-psicologico-e-esperanca-em-estudantes-de-enfermagem-durante-a-quarentena-pela-covid-19/ […]

Comentar