Diários de uma pandemia

Os Diários de uma Pandemia (COVID-19) recolhem, a cada dia e através de questionários aplicados online (https://diariosdeumapandemia.inesctec.pt/), a experiência individual de um largo conjunto de cidadãos entre 16 e 89 anos, que se propuseram deixar relato da forma como vivem este tempo, e em particular nos informam como atuam em relação a um conjunto de situações que poderão influenciar o curso da epidemia em Portugal. De um ponto de vista técnico, os Diários de uma Pandemia podem ser vistos e analisados como um estudo longitudinal, em curso, que acompanha diariamente uma amostra dinâmica de participantes, e por isso permite relacionar acontecimentos com experiência de risco medida em pessoas-tempo de exposição. Entre 23 de março e 29 de abril de 2020, inscreveram-se para participar no estudo mais de 13 000 pessoas, que ao longo deste período preencheram mais de 200 000 questionários. A partir daí tem sido possível estimar a incidência, por unidades de pessoa-dia, dos principais eventos em estudo. Os questionários abordam os seguintes temas: 1. Teste, diagnóstico e sintomas; 2. Utilização de cuidados de saúde; 3. Contactos de risco; 4. Atividades da vida diária; 5. Bem-estar psicológico; e 6. Hábitos alimentares e de atividade física.

 

Ligações Relevantes

Website do estudo Diários de uma pandemia (aqui), página de resultados do estudo (aqui)

Palavras-chave

Saúde pública, epidemiologia, estudo de base populacional, inquérito em painel, inquérito sobre saúde e comportamentos, seguimento

Utilizadores Associados

Localização

Porto

Entidades

ISPUP, INESC TEC

 

Autores: Henrique Barros, em nome da Task Force ISPUP/INESC TEC (Ana Cristina Santos, Ana Isabel Ribeiro, Artur Rocha, Carla Lopes, Daniela Correia, Elisabete Ramos, Gonçalo Gonçalves, Joana Araújo, Makram Talih, Margarida Tavares, Milton Severo, Nuno Lunet, Paula Meireles, Raquel Lucas, Rui Camacho, Sílvia Fraga, Sofia Correia, Susana Silva, Teresa Leão e Henrique Barros)

0 comentários

Comentar