CONFINARIA – Etnografias em Tempos de Pandemia

CONFINARIA – Etnografias em Tempos de Pandemia é uma proposta de Comunicação de Ciência do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) que consiste num blogue colectivo onde se partilham reflexões e experiências sobre os tempos vividos em contexto de pandemia causada pela COVID-19, e que servirão para memória futura e apreciação retrospectiva destes tempos excepcionais.

Estes são tempos novos, remetendo para quotidianos alterados e renovados; vidas, de certo modo, suspensas no medo, no receio de um vírus que se tornou pandémico e que fez alterar a ordem social, as relações pessoais, as formas mais regulares de comunicação e interacção – do trabalho, à família, passando pelos grupos de amigos ou outros colectivos dos quais vamos fazendo parte.

Somos ou estamos diferentes desde dia 16 de Março de 2020. Estamos? Somos? E como reagimos ao medo e às restrições impostas? Como nos comportamos tendo em conta os avisos médico-científicos, político-sociais? Como lidamos agora com os nossos filhos, companheiras, irmãos, vizinhos, amigos, os comerciantes das ruas onde vivemos? Como estamos com os mais velhos? Que cuidados temos com a roupa, a lavagem das mãos e outras soluções de etiquetagem da saúde que agora somos levados a considerar? Estamos mais atentos – no duplo sentido da palavra? Cuidamos mais e melhor? Como lidamos, então, com este confinamento, ‘estes dias aparentemente sempre iguais’? A partir de uma etnografia das ruas, das zonas residenciais, das casas, das vidas, pretende-se criar um diário de um tempo excepcional. De um tempo outro que nos faz inevitavelmente outros.

Os registos podem ser vários: impressivos, refletidos, teorizados, ou mais artísticos, tentando dar conta de uma antropologia do imediato, de uma etnografia da urgência. Importa o que nos afeta e àqueles que temos a possibilidade de ir acompanhado, vendo, escutando, sentindo. São terrenos novos, diferentes em virtude de limitações (auto) impostas. Abrimos a porta de nossas casas (e incluímos-nos nas nossas novas respostas), e vamos às ruas e aos espaços que nos é permitido frequentar. Olhamos por nós e vemos os que nos rodeiam – seguramente produzindo registos que darão azo no futuro e retrospectivamente a uma apreciação mais completa, complexa (porque feita de múltiplas perspectivas) e necessariamente plural destes dias.

Ligações Relevantes

Palavras-chave

Antropologia, Etnografia, Comunicação de Ciência, Confinamento, Quarentena, Pandemia, COVID-19

Utilizadores Associados

Localização

Lisboa, Braga, Coimbra

Entidades

CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (UIDB/ANT/04038/2020)

0 comentários

Comentar