Daily Infection Risk Maps COVID-19 – Portugal

Introdução

Esta ferramenta identifica o risco diário de infecção pelo COVID-19 para Portugal Continental, assim como a incerteza associada ao risco. Portanto estes mapas podem ser usados ​​pelas autoridades de Saúde Pública para identificar áreas de risco locais e para orientar as atividades de vigilância e planeamento. O modelo foi desenvolvido por investigadores do Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico (CERENA), especialistas em Geoestatística e Ciências de Dados Espaciais, com o intuito de ajudar a monitorizar a evolução da infeção por COVID-19 em Portugal.

Risco de infeção

O risco de infecção por COVID-19 é calculado a partir do número de novas infecções diárias por município, conforme relatado pela Direção-Geral da Saúde de Portugal (DGS). Resulta daí um algoritmo de simulação estocástica da dispersão espacial das taxas de infecção observadas por município, que acomoda os padrões espaciais de infecção e também a incerteza associada.

Incerteza do risco

A incerteza resulta principalmente do ruído provocado pela dimensão da população em cada município. Assim sendo, a análise dos valores de risco de infecção deve sempre ser complementada pela interpretação dos valores de incerteza. Por exemplo, um elevado risco de infecção num município com uma população pequena resulta numa incerteza elevada e portanto, o valor do risco nesse local tem pouca relevância.

WebGIS

Por fim, com o propósito de permitir a utilização livre da ferramenta, disponibilizam-se numa plataforma webGIS os mapas diários de risco e incerteza.

Ligações Relevantes

Palavras-chave

Mapas de risco, COVID-19

Utilizadores Associados

Localização

Portugal

Entidades

CERENA

0 comentários

Comentar